Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Intenção é estimular as mães a colaborarem e darem publicidade à ação, que começa nesta quinta-feira (01); principal fonte de alimento dos bebês, o leite humano pode salvar vidas

Para comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado oficialmente em 1º de outubro, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher iniciou uma campanha de incentivo à doação da principal fonte de alimento dos bebês. O objetivo é motivar as mulheres a doarem o leite materno excedente para salvar vidas dos recém-nascidos.

O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido às crianças com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo a criança não pode ser amamentada pela mãe.

Segundo a nutricionista do Banco de Leite, Elisabete Tavares, o alimento é importante para atender bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cujas mães enfrentam dificuldades para manter a produção de leite, por não ficarem todo o tempo perto de seus filhos. Esse distanciamento e o estresse maior em decorrência da internação também influenciam na queda da produção. “Hoje conseguimos suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTI neonatal. Isso significa que 40% dos bebês internados não contarão com o leite humano na sua alimentação.  O alimento é uma substância viva, que tem vários efeitos protetores e de desenvolvimento para a criança”, destaca a profissional.

A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite sem que isso traga algum tipo de prejuízo ao filho. Podem doar mulheres saudáveis, que não fazem uso de nenhum medicamento que não seja compatível com a amamentação, não fumar mais do que 10 cigarros por dia e que não ingerem bebidas alcoólicas, as doadoras têm de mostrar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por avaliação clínica.

ATO DE AMOR – Amamentar significa mais do que garantir a saúde do bebê nos primeiros meses de vida. Representa ato de amor, que contribui sensivelmente para que a criança tenha bom desenvolvimento e se torne um adulto saudável. Além disso, traz série de benefícios para a saúde das mães.

Quando o leite humano chega ao banco, passa por rigoroso controle de qualidade. O leite doado destinado ao consumo de recém-nascidos da UTI Neonatal, não deve apresentar microrganismos em quantidade ou qualidade capazes de representar agravos à saúde. Dessa forma, é preciso que se disponha de procedimentos capazes de assegurar a qualidade sanitária do leite. A pasteurização representa uma alternativa eficaz, trata-se de um tratamento térmico aplicável ao leite humano, que adota a referência a inativação térmica dos microrganismos resistentes. Uma vez observado o binômio temperatura de inativação e tempo de exposição capaz de inativar os microrganismos, pode-se assegurar que demais patógenos também estarão inativados.

Mulheres interessadas em contribuir podem obter mais informações pelo telefone (11) 4478-5027. O Hospital da Mulher fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório - Santo André.

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados