Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Iniciativa faz parte de história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança

Sob o tema “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável!”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano foi comemorada em 4 de agosto. Para celebrar a data, o Hospital da Mulher  e o Hospital Estadual Mário Covas promoveram o 3º Minifórum sobre Aleitamento Materno – iniciativa que visa incentivar e conscientizar sobre os benefícios da prática.

Entre os objetivos centrais do evento esteve a divulgação do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê. “O apoio tem de vir da família, do companheiro, dos avós, da comunidade, dos empregadores e do governo. Assim, sem dúvidas, caminharemos para a ampliação do tempo de aleitamento”, afirma a nutricionista Elisabete Tavares, coordenadora do Banco de Leite Humano e presidente da Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança do Hospital da Mulher.

A superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar, explica que o hospital concentra suas ações nos “Dez Passos para o Incentivo ao Aleitamento Materno” e no “Cuidado Amigo da Mulher - CAM”, tendo entre os compromissos o início da amamentação do bebê na primeira hora após o nascimento.

O Hospital da Mulher de Santo André é modelo regional para atendimento às mulheres e recém-nascidos, certificado pela iniciativa Hospital Amigo da Criança – entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O 3º Minifórum sobre Aleitamento Materno contou com as palestras “Benefícios do uso de leite materno para recém-nascidos pré-termo: o que já sabemos”, com a Dra. Fabíola Suano, “Importância do aleitamento materno nos primeiros 1.000 dias de vida”, com o Dr. Rubens Feferbaum, e “Aleitamento materno no século XXI: sustentabilidade do planeta”, com a Dra. Marisa Aprile.

CELEBRAÇÃO GLOBAL
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e é celebrada oficialmente de 1º a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados com o evento.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs.

SERVIÇO
O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório - Santo André (SP). Inscrições via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (11) 4478-5027. Vagas limitadas.

---------------------------
PROGRAMAÇÃO | 3º MINIFÓRUM SOBRE ALEITAMENTO MATERNO
04/08/2016
---------------------------

- 8h30 às 9h: Abertura.

- 9h às 9h45: “Benefícios do uso de leite materno para recém-nascidos pré-termo: o que já sabemos” - Dra. Fabíola Suano.

- 9h45 às 10h30: “Importância do aleitamento materno nos primeiros 1.000 dias de vida” - Dr. Rubens Feferbaum.

- 10h30 às 10h45: Intervalo.

- 10h45 às 11h30: “Aleitamento materno no século XXI: sustentabilidade do planeta” - Dra. Marisa Aprile.

- 11h30: Encerramento.

 

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher
  • Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  • (11) 4478 5000
  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados