Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Vidros de café solúvel e de maionese muitas vezes acabam no lixo. Entretanto, esses materiais podem ter utilidade bastante nobre. O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher de Santo André está realizando campanha para arrecadar frascos de vidro com tampa rosqueada, que são ideais para o armazenamento do leite materno.

A cada semana, o BLH utiliza cerca de 150 frascos, tanto para pasteurizar o leite quanto para encaminhá-lo para coletas domiciliares. O leite humano só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, já que é inerte e biologicamente inativo, o que evita contaminações e conserva os nutrientes e o sabor dos alimentos.

Além dos potes, o hospital também está precisando de novas doadoras de leite materno – alimento essencial para os bebês que estão na UTI Neonatal, cujas mães enfrentam dificuldades para manter a produção de leite. Muitas mulheres com filhos prematuros não ficam todo o tempo perto de seus bebês. Esse distanciamento e o estresse maior em decorrência da internação também influenciam na queda da produção. A cada ano, aproximadamente 400 bebes necessitam do leite que vem do BLH, que conta atualmente com cerca de 300 doadoras por ano. Além de trazer o leite de casa, as mães podem fazer a coleta na própria unidade.

“Ao receber o leite materno, os bebês têm mais chances de recuperação e também de viver com qualidade futuramente – desde que a alimentação com leite humano seja exclusiva. A mãe doa somente o excedente da amamentação de seu filho. Podem doar mulheres saudáveis, que não fazem uso de nenhum medicamento que não seja compatível com a amamentação, não fumar mais do que 10 cigarros por dia e que não ingerem bebidas alcoólicas”, explica a nutricionista responsável pelo BLH do Hospital da Mulher, Elisabete Tavares.

Ao procurar o Banco de Leite Humano (BLH) é realizado cadastro e agendada visita à casa da doadora para recolhimento do leite. A mãe deverá retirar o excedente e armazená-lo nos frascos de vidro, segundo orientações da equipe do BLH.

Hoje o Banco de Leite do Hospital da Mulher de Santo André conta com cerca de 150 frascos de vidro, quando o ideal seriam entre 250 e 350. Interessados em colaborar podem entregar os frascos pessoalmente no hospital (Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório - Santo André) ou entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano para agendar retirada em domicílio. O setor funciona todos os dias, das 7h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 7h às 13h. Mais informações pelos telefones (11) 4478-5048 ou 4478-5027.

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados