Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Iniciativa faz parte de história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Neste ano, o Hospital da Mulher preparou programação especial pautada no tema “Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos!”. Sob responsabilidade da Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança da unidade, as atividades ocorreram na 1ª semana de agosto e envolveu o comercio da região.

A comissão entregou uma cartilha explicativa e de apoio ao Aleitamento Materno nos comércios em torno do hospital. O objetivo foi promover e apoiar o aleitamento em todos os setores, a fim de possibilitar que as mulheres permaneçam amamentando – inclusive após o retorno ao trabalho –, além de reforçar ações junto aos empregadores para que os locais de trabalho se tornem amigos da família – ou seja, que facilitem e apoiem ativamente as mulheres trabalhadoras a continuarem a amamentar.

Durante as ações da SMAM, o Hospital da Mulher também reforçou as orientações junto à população sobre os avanços mundiais mais recentes dos direitos de Proteção à Maternidade e buscou aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação. “O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança. Promover a importância do aleitamento materno no local de trabalho é também auxiliar na redução da morbimortalidade materna e infantil, além de assegurar mais saúde para as mães e para os bebês. O bebê que é amamentado tem mais garantia de uma vida saudável, e a mãe que amamenta se torna uma mulher realizada”, afirma a nutricionista responsável pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Santo André, Elisabete Tavares.

Celebração global

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e é celebrada oficialmente de 1º a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados com o evento.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs.

Atividades desenvolvidas na promoção e incentivo ao aleitamento materno no Hospital da Mulher são:

- Atendimento individual às nutrizes para orientação sobre a importância do aleitamento materno, técnicas de massagem, ordenha, estocagem e conservação do leite humano.

- Visitas domiciliares para coleta do leite humano.

- Reuniões semanais com as nutrizes para orientações e troca de experiências sobre a importância e fisiologia do aleitamento materno (produção e liberação do leite materno, papel do eixo hormonal e da alimentação equilibrada), além de instrumentalizar as mesmas sobre o posicionamento do recém-nascido e a “pega” correta no seio materno.

- Participação e divulgação da Semana Mundial da Amamentação através de atividades de incentivo ao aleitamento materno, tanto em ambiente hospitalar (grupos com as mães de crianças e adolescentes hospitalizados, trabalhos pedagógicos desenvolvidos na classe hospitalar) como na comunidade (feiras de prevenção em saúde, palestras, cartazes e panfletos).

- Esclarecimento contínuo da comunidade sobre o aleitamento materno e utilização da mídia para informações, quando necessário.

- Participação em campanhas de incentivo ao aleitamento materno.

- Capacitação dos sujeitos de ação em aleitamento materno e bancos de leite.

- Organização e participação em cursos sobre o aleitamento materno, aconselhamento em amamentação e bancos de leite, bem como nos de manejo e promoção do aleitamento materno e bancos de leite.

SERVIÇO - O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório - Santo André (SP).

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados