Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de história global focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criançaSemana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de história global focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança

Sob o tema “Amamentação: um ganho para toda a vida!”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano será comemorada no período entre 1º e 7 de agosto. Para celebrar a data, o Hospital da Mulher de Santo André promove na próxima terça-feira (5 de agosto) o 2º Minifórum sobre Aleitamento Materno – iniciativa que visa incentivar e conscientizar sobre os benefícios da prática. O evento terá início às 9h e ocorrerá em parceria com as Unidades Básicas de Saúde municipais.

Nosso objetivo este ano é reforçar a necessidade constante de aconselhamento, apoio, estímulo e orientação da mulher que amamenta por parte de toda a sociedade, através de profissionais com formação específica em aleitamento materno, grupos de apoio, familiares, amigos, vizinhos e sociedade em geral.

“O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança. Promover essa prática é também auxiliar na redução da mortalidade materna e infantil, além de assegurar mais saúde para as mães e seus bebês. O recém-nascido que é amamentado tem mais garantia de uma vida saudável, enquanto a mãe que amamenta se torna uma mulher realizada”, afirma a superintendente do hospital, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar.

A comemoração no Hospital da Mulher de Santo André inclui palestras com especialistas sobre a importância do aleitamento materno para a mãe e o bebê. O 2º Minifórum sobre Aleitamento Materno é aberto à comunidade e tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Celebração global

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e é celebrada oficialmente de 1º a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados com o evento.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs.

Amigo da Criança – A unidade também é modelo regional para atendimento às mulheres e já foi certificado pela iniciativa Hospital Amigo da Criança, entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Certificado ibero-americano “ouro” pelo Banco de Leite

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher, acaba de receber certificado de credenciamento “padrão ouro” do Programa Ibero-americano de Banco de Leite Humano (IBERBLH). Trata-se de iniciativa cujo objetivo é garantir o funcionamento das unidades dentro de elevados padrões de qualidade previamente normatizados.

Serviço
O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório - Santo André (SP).

---------------------------
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO – 05/08
---------------------------
Terça-Feira (05/08/2014)


• 09hs – Abertura do II Mini Fórum de Aleitamento Materno – Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar - Superintendente;

• 09h30min - Palestra: “Os Primeiros Mil Dias na Vida de Uma Criança” - Dra. Marisa da Matta Aprile – Médica Pediatra do Hospital Mário Covas de Santo André;

• 10hs - Palestra: “Aleitamento Materno e Objetivos do Milênio: A Mudança Necessária” - Dr. Renato Chamelian - Coordenador da Saúde da Criança de Santo André;

• 10hs30min – Palestra: “Fatores de Risco para o Desmame Precoce” - Daniela Marcia Gouveia Marcorin – Fonoaudióloga do Hospital da Mulher.

 

 

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados