Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

O toque terapêutico por meio do Reiki tem feito muita diferença na UTI Neonatal do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”. A terapia oriental complementar e integrativa que troca energia, revitaliza e harmoniza o corpo através da troca de calor das mãos, tem sido aplicada nos bebês e nas mães que acompanham os pequenos na Unidade de Terapia Intensiva pela Associação de Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA).

A equipe de voluntárias realiza a terapia semanalmente desde o início do ano nos bebês da UCINCO e da UTI 2, onde as mães estão presentes e também recebem a terapia”. “O Reiki promove bem-estar, equilíbrio, alivia o stress e a ansiedade, comumente vivida por estes bebês e mães. Além disso, traz conforto e relaxamento, diminuindo o ritmo cardíaco e respiratório. Ele também auxilia no alívio de dores físicas”, explica a voluntária que aplica o reiki, Neide Maria Lopes Barbosa.

Para a supervisora de enfermagem da UTI Neonatal, Carolina Giampaoli, a técnica é válida e eficaz trazendo resultados positivos para os bebês. “Eu vejo sim uma resposta positiva dos nossos bebês. Quando eles recebem a terapia, ficam mais calmos e menos chorosos. Acredito também que as voluntárias que aplicam esta terapia transmitem o que é necessário para que esta técnica funcione, ou seja, serenidade, amor, carinho e energias positivas”.

Para a médica neonatologista e coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Claudia Giolo, a parceria entre médico e humanização é essencial. “A junção do corpo e da alma no objetivo de harmonizar e equilibrar os campos energéticos auxilia na resolução das doenças. Eu mesma recebo o reiki toda semana aqui em nossa unidade, o que me ajuda muito na minha rotina diária de UTI. Me traz mais resiliência e paz para enfrentar nossa rotina árdua”, conclui.

O Reiki em família ajuda também a fortalecer os laços e a gerir melhor as emoções. Barbosa explica, ainda, que nos recém-nascidos, o reiki os ajuda naturalmente com as questões que surgem nos seus primeiros dias de vida.

No Hospital da Mulher a média mensal de internações na UTI Neonatal é de 60 bebês. Em maio foram 64 internações, ante 46 em junho. Vale ressaltar que no último mês a média de internações por dia foi de 17,9%. A permanência do paciente na unidade, no entanto pode variar visto que ele pode passar para a Neo 2 ou para o Canguru.

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados