Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” realizou na segunda-feira (14), o curso de atualização da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Dividido em quatro módulos, a estimativa é que mais de 400 funcionários da unidade participem das aulas que acontecerão até o dia 08 de fevereiro. O objetivo do curso é capacitar funcionários novos e fazer uma reciclagem com aqueles que já fizeram o curso.

O Hospital obteve o título em 2011 e o foco principal da iniciativa de caráter mundial é enfatizar a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno para a redução da mortalidade infantil.

A enfermeira e integrante da equipe responsável pelo curso, Renata Yamashiro, explica que um dos critérios para manter o título é treinar os colaboradores para atuar de acordo com as determinações da IHAC. O último curso de reciclagem e atualização foi realizado em 2016.

 “É uma regulamentação que inclui cuidados com a mãe, o acompanhante e o recém-nascido a fim de garantir um atendimento mais humanizado. São levados em consideração o aleitamento materno, o cuidado no atendimento obstétrico, pré-natal, parto e pós-parto. Além do contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento”, explica Renata.

A supervisora do Banco de Leite/Nutrição, Luciene Barbosa dos Santos, reforça a importância do curso. “Ele ajuda a alinhar com a equipe assistencial a importância do aleitamento materno e o atendimento humanizado, tanto na parte de amamentação quanto no atendimento as mães e bebês”.

Outra integrante da equipe multidisciplinar, responsável pelo curso, à enfermeira, Flávia Frassato, explica ainda que através do curso os colaboradores, inclusive da área administrativa, saberão ajudar e dar orientações às mães que chegarem ao hospital. “Quem participar das aulas vai saber como colocar em prática o que aprendeu. Lidamos com crianças que nascem prematuras e com muitas mães jovens. Com esse curso, aprendermos a ver a realidade dessa mãe, já que muitas vezes temos que nos colocar no lugar dela”.

Conheça a IHAC


Idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e pelo Unicef, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança define dez passos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Nesse mesmo ano, o Brasil foi um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC ao assinar a Declaração de Innocenti durante um encontro na Itália, se comprometendo a seguir as dez metas estabelecidas.

Por ter o título da IHAC, o Hospital da Mulher segue uma série de regras e legislações específicas, com o objetivo de promover o incentivo à amamentação e atuar segundo as boas práticas de parto e nascimento, além de realizar treinamentos constantes para que os funcionários participem ativamente do processo de incentivo ao aleitamento materno.

 

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados