Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

O Banco de Leite do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, promove campanha que incentiva a doação da principal fonte de alimento dos bebês. O objetivo é incentivar as mulheres a doarem o leite excedente e salvar vidas.

O leite materno ajuda a garantir uma boa qualidade de vida aos bebês, além de ajudar a reduzir a mortalidade infantil. O leite doado é oferecido para crianças com risco extremo, prematuros, com baixo peso, problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo não pode ser amamentado pela mãe.

Segundo a nutricionista do banco de leite Elisabete Tavares, o alimento é importante para atender bebês internados na UTI Neonatal, cujas mães não são capazes de suprir, com seu próprio leite, as necessidades de seus filhos. "Esses bebês estão na UTI porque são prematuros, têm uma imunidade um pouco menor, nascem com 400 ou 500 gramas, ficam por algum período na UTI e precisam desse leite para sobreviver. Esse leite é uma substância viva que tem vários efeitos protetores e de desenvolvimento para o bebê", destacou.

A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite, sem que isso traga algum tipo de prejuízo para o filho. Para fazer a doação, as mulheres devem gozar de saúde plena. Antes da possível coleta, as doadoras têm de mostrar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por uma avaliação clínica. Também não podem beber, fumar e tomar medicamentos.

Amamentar significa mais do que garantir a saúde do bebê em seus primeiros meses de vida. Representa um ato de amor que contribui sensivelmente para que a criança tenha um bom desenvolvimento e se torne um adulto também saudável. Além disso, traz uma série de benefícios para a saúde das mães.

Quando o leite humano chega ao banco, passa por um rigoroso controle de qualidade. O primeiro passo é a pasteurização, que elimina bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é congelado e submetido a um teste de controle microbiológico, para checar a efetividade da pasteurização. Só depois de aprovado nessa última fase, o leite é liberado para consumo.

No último domingo, 19 de maio, foi o Dia Nacional da Doação de Leite Humano. O incentivo à amamentação é consenso mundial como ação de saúde pública mais eficaz para a prevenção de inúmeros agravos na faixa etária de 0 a 2 anos e  combate à mortalidade infantil. Neste aspecto, o Banco de Leite do HM é estratégico para a promoção da vida, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde do município.

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados