Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital da Mulher de Santo André promove dias 5 e 6 de maio ação para sensibilização e conscientização de profissionais da saúde e pacientes sobre a importância da higienização das mãos – prática fundamental para o combate às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Considerada uma das principais causas de morte nas unidades de saúde, a infecção hospitalar pode ser prevenida com medidas simples, como o uso do álcool em gel. O evento de conscientização no Hospital da Mulher contará com palestras e apresentação de vídeos para marcar o Dia Mundial da Higiene das Mãos – celebrado oficialmente em 5 de maio.

Segundo a enfermeira da CCIH, Camila Boen Zanguetin Migliani, a higienização das mãos é a forma mais eficaz de prevenção de doenças. “Essa é a prática mais estudada e a que tem mais força de evidência científica no bloqueio da transmissão de micro-organismos causadores de doenças, tanto nos estabelecimentos de saúde e quanto na comunidade”, afirma.

Estudos demonstram que as mãos dos profissionais de saúde são o principal veículo de transmissão de micro-organismos, porque podem transmitir infecções de um paciente para outro. A higienização das mãos, além de ser procedimento de baixo custo, é a melhor forma de prevenir o problema. Por isso a importância de ações permanentes de conscientização sobre o tema, a fim de divulgar e incentivar a higiene das mãos dentro das unidades de saúde.

“A rotina do profissional de saúde pode contribuir para realização incorreta da higienização das mãos. Na prática, devido à complexidade das atividades, há tendência de automatizar alguns aspectos do trabalho. No entanto, a não adesão à higienização das mãos representa uma violação de todas as etapas das técnicas adequadas de atenção à saúde”, ressalta Camila Migliani.

O Dia Mundial da Higiene das Mãos foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007.

COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE

 Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.

 Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete para cobrir todas as superfícies das mãos.

 Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.

 Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.

 Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.

 Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

 Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.

 Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.

 Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.

 Enxague as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.

 Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados