Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, possui desde 2010 o certificado pela iniciativa Hospital Amigo da Criança, entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em cumprimento a uma das exigências desta iniciativa, promove bimestralmente o Curso de Aleitamento Materno para os profissionais que trabalham na Instituição, neste primeiro semestre o curso iniciou dia 07 e se estende até 29 deste mês.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança tem como objetivo básico a mobilização de profissionais de saúde, funcionários de hospitais e maternidades para mudanças em rotinas e condutas, visando prevenir o desmame precoce. Ela também se caracteriza por reconhecer estabelecimentos de saúde que ofereçam informações completas e corretas sobre o aleitamento materno, visando melhorar a prática da amamentação e tem como alvo principal capacitar os profissionais de saúde e o próprio estabelecimento de saúde para adotarem práticas e rotinas que favoreçam o aleitamento materno.

De acordo com a presidente da comissão da IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança, a fonoaudióloga, Daniela Marcia Gouveia Marcorin, sendo IHAC é necessário trabalhar os dez passos para o sucesso do aleitamento materno exclusivo até seis meses e continuado até dois anos ou mais. “O curso de capacitação serve para reciclarmos as informações que são difundidas diariamente na nossa instituição, deste modo, todos estarão capacitados para apoiar à gestante e parturiente atendidas no nosso hospital”, destaca.

Os dez passos para o aleitamento materno bem-sucedido:

1º Passo: Ter uma norma escrita sobre o aleitamento, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

2º Passo: Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar estas normas.

3º Passo: Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.

4º Passo: Colocar os bebês em contato direto com a mãe logo após o parto por pelo menos uma hora, incentivar o aleitamento materno, oferecendo ajuda, sempre que necessário.

5º Passo: Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6º Passo: Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.

7º Passo: Praticar o alojamento conjunto.

8º Passo: Encorajar o aleitamento sob livre demanda.

9º Passo: Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

10º Passo: Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório.

Banco de Leite

Item fundamental para o selo ‘Amigo da Criança’, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher, foi criado há 6 anos e passa anualmente por análise da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Além da coleta, o local realiza o processamento e armazenamento do leite, assim como apoio, promoção e incentivo ao aleitamento materno e ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância da doação.

Mulheres interessadas em contribuir com o Banco de Leite Humano podem obter mais informações pelo telefone (11) 4478-5048. O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório - Santo André.

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados