Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Cerca de 400 funcionários do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, e das Unidades Básicas de Saúde do município receberão treinamento em aleitamento materno.

A capacitação será dividida em módulos entre os dias 11 e 22 de fevereiro. O objetivo é permitir que todos os profissionais da saúde conheçam e pratiquem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e, consequentemente, garantir que o hospital permaneça com o título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A médica pediatra Rosa Maria Pinto de Aguiar, superintendente do Hospital da Mulher, ressalta a importância do assunto: “É fundamental entendermos os benefícios do aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o bebê. Os profissionais de saúde devem estar envolvidos, resgatando esta cultura do aleitamento materno”, afirma a médica.

Ao todo serão quatro módulos de 20 horas de capacitação envolvendo aulas teóricas e práticas. “Nosso objetivo é fortalecer as ações relacionadas ao aleitamento materno no hospital e no município, buscando promoção, proteção e apoio”, destaca Daniela Marcia Gouveia Marcorin, fonoaudióloga e integrante da equipe multidisciplinar e da comissão Hospital Amigo da Criança, responsável pelo curso.

Assuntos como a família e a sociedade, a aproximação entre mães e bebês desde o parto através do contato pele a pele, o prejuízo causado pelo uso de chupetas e mamadeiras, a introdução precoce de substitutos do leite materno e a necessidade da livre demanda – que é quando o bebê mama sem hora e tempo predefinidos – serão abordados na capacitação.

“É muito importante que os funcionários estejam informados sobre o assunto. Dessa forma, poderão orientar não apenas usuários, mas passar conhecimentos para familiares e amigos”, acrescenta Dra. Rosa Maria Aguiar.

A IHAC está inserida na Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância criada em 2002 pela OMS/UNICEF, que busca apoio renovado à amamentação exclusiva do nascimento aos seis meses de vida. Desde 2010 o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein é certificado pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Os dez passos para o aleitamento materno bem-sucedido:

1º Passo: Ter uma norma escrita sobre o aleitamento, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

2º Passo: Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar estas normas.

3º Passo: Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.

4º Passo: Colocar os bebês em contato direto com a mãe logo após o parto por pelo menos uma hora, incentivar o aleitamento materno, oferecendo ajuda, sempre que necessário.

5º Passo: Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6º Passo: Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.

7º Passo: Praticar o alojamento conjunto.

8º Passo: Encorajar o aleitamento sob livre demanda.

9º Passo: Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

10º Passo: Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório.

 

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados