Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” realizou ontem, quarta-feira (7), um evento em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Mais de cinquenta pessoas entre mães, pais, bebês, avós e profissionais da saúde, estiveram reunidos no Anfiteatro da unidade para a Roda de Conversa “Apoio ao Aleitamento Materno e o papel da Família”.

Dividida em duas partes, a primeira roda contou com a nutricionista e supervisora do Banco de Leite do Hospital da Mulher, Luciene Barbosa, que falou sobre a importância do Aleitamento Materno. “Precisamos reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento da criança até os dois anos de vida e exclusivo até os seis meses para a redução da mortalidade infantil, além dos demais benefícios do aleitamento materno para criança, mãe, família e sociedade. É preciso apoiar, incentivar e assegurar a amamentação sempre”.

Também foram citados temas como: “A desmistificação do Aleitamento Materno”, pela Dra. Tatiana Ciarini, médica pediatra e nutróloga; “O trabalho da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) pelo Hospital da Mulher”, pela enfermeira e supervisora da Maternidade, Renata Yamashiro; e “A importância do acompanhamento do pediatra”, pela Dra. Carla Assanuma Dutra, médica pediatra da Atenção Básica de Saúde.

Para a mãe e participante do evento, Débora Corazza Ferrareis, o acompanhamento do pediatra é fundamental, e relatou uma experiência explicando porque optou por fazer o acompanhamento do Bernardo pelo SUS. “Meu bebê teve alta do hospital particular com três dias de nascido e eu já sai de lá com a receita da pediatra para ele tomar no final de cada mamada 30 ml de fórmula. Como ele já nasceu muito grande e mamava muito bem, eu optei por não dar”.

Ferrareis contou, ainda, que optou por fazer o acompanhamento no posto do bairro Bom Pastor, em Santo André, o mais próximo da sua residência. “Eu já conhecia o pediatra, pois, ele cuidou da minha afilhada. Eu contei para ele o que tinha acontecido e ele me orientou a não dar a fórmula. Hoje, meu filho está com dez meses, fez os seis meses exclusivos de aleitamento e agora come de tudo, mas continua mamando no peito”, conclui.

A segunda roda de conversa abordou “A importância da colostroterapia na UTI Neonatal”, pela médica e coordenadora da UTI Neonatal, Claudia Giolo; “As formas de oferta de leite materno pelo pai ou acompanhante”, pela fonoaudióloga do Hospital da Mulher, Erika de Carvalho; e o tema da SMAN, que foi debatido pela Assessora Técnica da Sup. de Saúde de São Matheus em cuidado materno infantil, Edjane Mercia Ribeiro.

O evento contou, ainda, com apresentação do Coral do Hospital da Mulher, a entrega dos pingentes de leite para as mães sorteadas no evento “Roda de Conversa – Encontro Doadoras de Leite Materno” e sorteios para as mães presentes.

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados