Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” sempre trabalha ressaltando a importância da doação do leite materno, pensando nos diversos benefícios que não só essas informações trazem, a unidade  reativou o seu grupo de aconselhamento pós-alta no alojamento conjunto. 

À medida que é preconizada pela Iniciativa Hospital Amiga da Criança (IHAC), visa não só abordar a importância do aleitamento materno e a doação do leite materno excedente para os bebês prematuros da UTI Neonatal, como também reforçar informações necessárias e importantes para a mãe e o bebê.

O chamado “Grupo de Alta” é formado pela equipe multidisciplinar do hospital, composto por enfermeira, musicoterapeuta, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga e banco de leite (nutrição). Cada colaborador fica responsável por orientar a paciente dentro das suas especialidades, desde retornos a unidade, vacinação, registro do bebê, teste do pezinho, até informações sobre licença paternidade e gestante.

O grupo que já existia, mas era efetivamente realizado somente pelo Banco de Leite, faz parte do cumprimento da 10ª norma da IHAC e a partir de agora toda a equipe multidisciplinar que compõe a comissão da IHAC realizará em um dia da semana os encontros com as mães.

Renata Yamashiro, enfermeira e presidente da Comissão do IHAC, explica que desde o primeiro momento em que a paciente é internada no hospital para ganhar seu bebê, a equipe já inicia com as orientações referentes ao IHAC e ao Cuidado Amigo da Criança (CAM).

“Quando ela vai para o Alojamento Conjunto, as orientações são reforçadas novamente e focadas no aleitamento materno, porém, muitas vezes elas não absorvem tantas informações devido ao turbilhão de sentimentos, dúvidas, preocupações e incertezas”.

De acordo com ela, o Grupo de Orientações para a Alta traz a oportunidade das mães ouvirem com mais calma a respeito de todas as orientações que estão sendo transmitidas desde o início de sua internação. “Desta forma ela podem também compartilhar as suas experiências umas com as outras e tirar dúvidas”, completa.

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados