Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:

Inaugurado em junho de 2009, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” completa 10 anos de um importante trabalho de apoio a redução da mortalidade infantil no município, no próximo sábado (08).

Responsável pela coleta e distribuição de leite para os bebês prematuros da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da unidade, ele também dispõe de um espaço para a ordenha do leite e instruções para as mamães.

Desde a sua criação em 2009 até abril deste ano, já foram coletados 5.689 litros de leite e distribuídos 5.026. Quando iniciado, o Banco de Leite do Hospital da Mulher que contava com 11 doadoras, hoje, nos primeiros quatro primeiros meses do ano já conta com 219. Neste período foram 8,3 litros de leite coletados, ante 220 litros, respectivamente. 

Luciene Barbosa dos Santos, supervisora do BLH há seis anos, explica que o Banco de leite é uma das principais iniciativas do  Ministério da Saúde para redução da Mortalidade Infantil, pois, ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês. “Já pasteurizamos e ofertamos desde o começo do ano até abril 172 litros de leite, beneficiando 160 bebês, ou seja, 73% dos bebês internados na Unidade Neonatal”.

Nesses 10 anos de Banco de Leite, 4.976 bebês foram beneficiados. Só em 2018 foram 481 bebês, 82% deles internados na UTI Neo.

“Nossa meta é atingir 100% dos bebês da unidade Neonatal, pois, o leite humano materno ajuda a salvar a vidas dos bebês prematuros de baixo peso internados e que não podem ser alimentados diretamente no seio da mãe”, explica a supervisora. 

Vale ressaltar, que o hospital também possui um “centro” de apoio e promoção do aleitamento materno, destinado a gestantes e mães, que contam com auxílio de uma equipe de profissionais preparada para tirar dúvidas e orientar sobre assuntos referentes à amamentação.

Certificação

O Banco de Leite Humano possui a Certificação de Credenciamento na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. A certificação pela Rede BLH reconhece que a unidade atende as necessidades do Ministério da Saúde em promover a saúde da mulher e da criança.

O Hospital já tinha recebido o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, na categoria “A” – padrão Ouro, conferido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), pelo desempenho no ano de 2017.

Entre as atividades avaliadas para a certificação: adoção do sistema da rede nacional, onde são informadas as atividades mensais do órgão; ter os equipamentos essenciais para a pasteurização e participar das atualizações realizadas pela rede. Além disso, deve garantir o atendimento contínuo de coleta do leite materno e o atendimento às mulheres com dificuldade de amamentar.

 

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados