Telefone:
(11) 4478 5000

Localização:
Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Mantenedores:
-->

Hospital da Mulher - Maria José dos Santos Stein

Fundado em agosto de 2008 pela Prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC, dentro do modelo de Organização Social de Saúde (OSS), o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein é considerado o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados. É parte integrante da Rede Cegonha, que é a rede regional de atenção ao pré-natal, parto, puérperio, recém-nascidos e crianças até dois anos de idade.

Instalado no Parque Novo Oratório, em área construída de mais de 7 mil metros quadrados, o Hospital da Mulher responde por 100% dos partos da cidade realizados via Sistema Único de Saúde (SUS). Registra média mensal de 350 partos, 10.200 consultas e atendimentos e 10.000 exames e procedimentos. São 113 leitos, incluindo Maternidade, Centro de Parto Natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA), UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Violência Sexual.

Os serviços prestados pelo hospital são direcionados para:  

 Prestação de atendimentos eletivos de promoção e assistência à saúde através de ações de educação, prevenção, diagnóstica e tratamento à saúde; vigilância epidemiológica; consultas médicas de ginecologia, obstetrícia, mastologia e neonatologia; atendimentos nas áreas de psicologia, assistência social, nutrição, farmácia, fisioterapia, musicoterapia, fonoaudiologia e enfermagem. As consultas ambulatoriais são solicitadas pelas unidades básicas de saúde e são intermediadas pela Central de Regulação Ambulatorial.

• Prestação de atendimento de assistência à saúde em regime de internação 
O Hospital da Mulher oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório; faz a promoção do alojamento conjunto para mãe e bebê; incentiva e dá condições para acompanhamento familiar e presta assistência total e humanizada aos recém-nascidos, tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva. São realizados no hospital uma média de 400 partos por mês, sempre seguindo o conceito de humanização e priorizando o parto normal.

• Prestação de atendimento imediato de assistência à saúde nos casos de urgência obstétrica e ginecológica de baixa e média complexidade

 Prestação de atendimento de apoio ao diagnóstico e terapia 
Além de oferecer todos os exames necessários para apoio ao parto e procedimentos obstétricos, o Hospital da Mulher oferece, nas áreas diagnóstica e terapêutica: métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos e videolaparoscópicos, reabilitação de pacientes internados, desenvolvimento de atividades hemoterápicas e hematológicas e pronto atendimento no Banco de Leite Humano.

• Formação e desenvolvimento de recursos humanos e de pesquisa 
A promoção de cursos de capacitação, palestras educativas, boas práticas de trabalho e incentivo à pesquisa na área da saúde, fazem parte da política de gestão de qualidade implementada no hospital.

• Certificação
Desde 2010, o Hospital da Mulher é certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o título de Hospital Amigo da Criança.

No ano de 2015, o Hospital da Mulher foi o único equipamento de saúde em todo Estado de São Paulo a receber o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher.

• Participação em Comitês 
Além de possuir internamente suas Comissões de Morte Materna e Mortalidade Neonatal, o Hospital da Mulher tem efetiva participação nos comitês de morte de mulheres em idade fértil do município e da Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

• Integração com Bibliotecas 
Possuímos espaço com livros relativos à atividade do hospital e mantemos uma integração efetiva com as bibliotecas da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão.

• Hospital Escola 
O Hospital da Mulher é campo para estudantes da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) nas áreas médica e de enfermagem, além de manter convênios com escolas de técnica e auxiliar de Enfermagem.

 

Maria José vem de uma família com histórias vividas em Santo André. Na Vila Humaitá, criaram seus laços: participaram de ações da Sociedade Amigos de Bairro, da Igreja Nossa Senhora das Graças, do clube do bairro. A casa de Salvador dos Santos, seu pai, era pouso seguro na acolhida a necessitados e a perseguidos políticos. Nesse convívio, Maria José dos Santos cresceu. Natural de Garça, no interior do Estado, logo se tornou andreense de coração. Aprendeu a conviver com as necessidades, a diversidade e a solidariedade; marcas com as quais trilhou sua vida.

Ainda menina, aos 14 anos, começou a trabalhar na Tecelagem Vitória. Função: fiandeira. Ali conheceu o trabalho árduo e as dificuldades da fábrica. Deu a volta por cima, por meio da Juventude Operária Católica, a JOC. Participava ativamente das reuniões, dos encontros, dos bailes de confraternização. Foi assim que conheceu Elias Stein, companheiro de muitas horas desde então.

Foram anos difíceis de ditadura militar, na década de 1960. Rapidamente, Maria José transformou-se em dirigente estadual e depois nacional da JOC. Longe de Santo André, no Rio de Janeiro, buscou sua expressão, sua maneira de ver o mundo. Acompanhava-a, nessas investidas, seu orgulho, sua determinação e seu sorriso de sempre. 

A década de 1970 trouxe-lhe seu casamento e os filhos, orgulhos da doce mãe. Sua vida batalhadora não ocultou sua persistência em favor daquilo que acreditava. Nas décadas seguintes, dedicou-se com afinco e muito trabalho aos sonhos que queria ver conquistados: inclusão social, participação popular, saúde para todos, por meio do SUS – Sistema Único de Saúde, e às mulheres, em especial.

Sua vitalidade foi canalizada até o final para os desafios da saúde pública, o esclarecimento das mulheres e por sua atuação no Sindicato dos Servidores. Além disso, sempre esteve ligada aos movimentos de mulheres, em especial ao “Fé-minina” - Movimento das Mulheres de Santo André, criado em 1992. Trabalhos esses que continuam, para além de suas mãos e de sua alegria contagiante.

A inauguração do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein representa a realidade de conquistas almejadas por ela e por todas.

  • Mantenedores
  • Hospital da Mulher - Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório Santo André - SP
  • Siga-nos
  •  

    • (11) 4478 5000

 

  • Comunicação: contato@hospitaldamulher.org.br
  • Copyright © 2013 Hospital da Mulher - Todos os direitos reservados